quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um Exemplo de Amor e Perseverança

Meu Destaque vai para... Cláudio Cerqueira Bastos

Desde muito cedo o menino Cláudio conheceu o valor do trabalho, pois ainda criança, ajudava seu pai na padaria e se incumbia de entregar pães na roça. Assim cresceu, precisando sempre trabalhar!
Mais tarde exerceu o cargo de comerciário, depois de funcionário da Leopoldina, até chegar o tão sonhado dia que ingressaria no Banco do Brasil e lá construiria uma linda carreira de 35 anos, sempre sensibilizado com as necessidades daqueles, que em último recurso, precisariam de uma ajuda dessa instituição.

Lembro-me do quanto ele se entristecia quando via algum agricultor perder toda a sua colheita e ainda ficar endividado com o banco. Nesse momento, com a voz embargada, ele se queixava das injustiças do mundo e da crueldade dos sistemas financeiro e social.

Sentindo-se assim tão impotente, mas desejoso de poder fazer algo que pudesse trazer um pouco de alegria, conforto, bem-estar a si mesmo e aos seus semelhantes, ele iniciou uma jornada que nunca mais teve fim. Sempre com total apoio da população construiu um cristo, no mais alto ponto da cidade para nos abençoar; fundou uma banda de música para nos alegrar; fez surgir um clube de operários, O Renascença, pois os pobres e negros não podiam freqüentar o “club chic” da cidade. Construiu um clube de esportes e um parque infantil na AABB; participou como conselheiro da Fundação São José, idealizou e construiu um busto em homenagem ao padre Humberto Lindelauf e muitas coisas mais que já não me lembro. Mas o que importa para mim, não é quantidade de serviços que ele voluntariamente dedicou à sua cidade, mas sim, o que o mobilizou: esse enorme amor por Itaperuna e pelos itaperunenses.

Começou apenas exercendo o papel de um cidadão entusiasta comprometido com o crescimento da cidade e somente depois de aposentado se entregou total e completamente à causa de governar Itaperuna. Exerceu 3 mandatos, perdeu outros, foi caluniado, traído, injustiçado, humilhado, mas nunca passou por sua cabeça sequer a hipótese de desistir do seu ideal de viver por Itaperuna e para Itaperuna. Acho lindo encontrar pessoas que têm história para contar e que nos motivam, nos incentivam a acreditar que existe algum lugar dentro de nós que nos torna assim tão fortes, capazes de enfrentar as grandes tormentas da vida!…

Cláudio Cerqueira Bastos acaba de enfrentar uma dessas tormentas poderosas e violentas, mas como bom comandante que é; ele não abandona o navio jamais, morre com ele, se preciso for.
Acho que é por esse motivo que os jovens itaperunenses o apelidaram tão carinhosamente de HIGHLANDER, o guerreiro indestrutível e imortal.Nosso incansável guerreiro continua firme no seu posto sabendo que muitas outras guerras virão…


Essa sua postura frente à vida é para mim um exemplo que não quero esquecer.
Isso me enche de orgulho e admiração!

Por isso quero deixar aqui esta homenagem para esse exemplo de vida e determinação que é Cláudio Cerqueira Bastos e também para agradecer a Deus, porque escolheu esse homem para ser meu pai!

Por Claudete Cerqueira.
Publicado na Unicidades em dezembro de 2009
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário