segunda-feira, 20 de junho de 2011

Buscando Soluções para Itaperuna – Parte 1


Este Blog, um presente, maneira especial de ficar online COM VOCÊ, leitor amigo e narrar os feitos e fatos por mim vivenciados e executados durante o período que estive à frente da Secretaria de Governo da Prefeitura de Itaperuna no período de abril de 2010 a 16 de janeiro de 2012.
Ao iniciar meu trabalho junto à Secretaria de Governo  criei um plano de metas, que foi encaminhado para a aprovação do Prefeito e pude compreender que a SECRETARIA DE GOVERNO tem o dever de:

- Ser um elo de ligação entre as outras Secretarias e o Prefeito;

- Coordenar o bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos em todas as Secretarias e requisitar  auditoria quando necessário;

-Representar o Prefeito junto aos governos Estadual e Municipal;

- Cuidar do cerimonial para a realização dos eventos  cívicos;

 A partir dessa compreensão tracei  objetivos mais específicos para conduzir com dinamismo e criatividade o meu trabalho:

1- Estabelecer uma boa comunicação entre  as SECRETARIAS MUNICIPAIS , para que,  em harmonia,  o governo municipal alcançasse mais rapidamente a   boa execução das políticas públicas, enfim, ser a  SECRETARIA DE GOVERNO uma MADRINHA  de todas as outras secretarias.

2- Estabelecer um bom relacionamento com a Câmara Municipal de Itaperuna para que o executivo e o legislativo pudessem caminhar de mãos dadas;

3- Criar boas parcerias com a SEBRAE, SESI, SENAI, FIRJAN antes tão distanciados do governo municipal;
4-  Ouvir os representantes dos vários segmentos da sociedade: os Conselhos Municipais,as Lideranças Religiosas,os Empresários ,os Comerciantes e Representantes das Associações  de Bairros.
5- Ter como grande meta a TRANSPARÊNCIA de ações do governo.

 Partimos  para  a  AÇÃO:
1- Iniciamos a grande batalha de criar o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, informatizando toda a Prefeitura, instalando programas para se resolver tudo pela internet de forma eficiente e ainda mais, SOLICITEI que toda prestação de contas do dinheiro que entrasse e saísse e o seu devido encaminhamento e utilização estivesse ON LINE, acessível a qualquer cidadão;
2-Criamos uma OUVIDORIA por telefone (0800) e  por e-mail para que pudéssemos ouvir os elogios, as críticas e as sugestões  que nos dariam mais instrumentos de análise e melhoria de nosso trabalho.
 
3-Com a finalidade de melhor capacitar o funcionalismo, PROMOVER A DIMINUIÇÃO DA DESPESA  e AUMENTAR A RECEITA DO MUNICÍPIO solicitamos que a prefeitura contratasse o PMAT.
 
4- Para tentar criar uma NOVA CULTURA DE VALORES E AUMENTAR A AUTO-ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, iniciamos OS CAFÉS DA MANHÃ MOTIVACIONAIS, onde todos os secretários e funcionários se reuniam para conhecer  os programas desenvolvidos em todas as secretarias, se inteirar dos projetos municipais podendo opinar, criticar e sugerir  com intuito de TODOS JUNTOS ENCONTRARMOS MELHORES SOLUÇÕES para os problemas diários que aparecessem em nosso caminho. TUDO ISSO NUM CLIMA DE IGUALDADE, INTERAÇÃO, trazendo a alegria de sentir prazer em trabalhar!
5-Em cada secretaria tive a oportunidade de estimular, sugerir e interceder por programas tais como, TRAZER UM SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES ,O FOCO, que muito bem conduzido pela Secretária Maria Luiza e sua equipe, foi um sucesso! Fato inédito em Itaperuna;
6- Verificado a problemática da  SECRETARIA DE OBRAS  TRATAMOS DE INICIAR UM ESTUDO DE REESTRUTURAÇÃO,   que visava aumentar o número insuficiente de funcionários e adquirir o maquinário necessário para o trabalho, em função disso escrevemos emendas ao Deputado Federal Chico D'angelo e ao Senador Crivela pedindo Patrol, Retro-Escavadeira e Caminhors. O Deputado e o Senador nos deram a garantia que essas máquinas chegariam à cidade a partir de abril de 2011. Vamos esperar e conferir!

7- Quase que mensalmente era chamada ao Ministério Público para prestar contas  e ouvir as determinações da lei:
8- Na SECRETARIA DE PLANEJAMENTO já havíamos iniciado um estudo para reformulação do PLANO DIRETOR da cidade, uma queixa unânime  dos donos de construtoras, e empresários, que desejavam investir no crescimento da cidade e encontravam empecilhos  permanentes à execução de seus projetos;
9- Na  SECRETARIA DE RECEITA procuramos uma firma de geoprocessamento para atualizarmos e legalizarmos as construções com o método mais moderno do momento;


10- Reivindicamos a CRIAÇÃO DE UMA SECRETARIA DE DEFESA CIVIL:

11- NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE pude falar com o Governador sobre a situação climática de Itaperuna que se reveza  em SECA E ENCHENTES e assim reivindicar iniciativas como a CRIAÇÃO DO CANAL EXTRAVASOR E DE UMA BACIA DE CONTENÇÃO para livrarmos a cidade desse drama.Paralelamente a isso sabíamos que teríamos  que realizar o trabalho de preservação permanente. Foi assinado um convênio com a FIRJAN que se incumbiria desse planejamento. Em parceria com o Secretário de Meio Ambiente da época, o Eduardo Suísso, investimos e sonhamos com um projeto de  Paisagismo que encheria de coqueiros a  Avenida  Presidente Dutra   e plantaríamos muitos ipês amarelos  desde a Avenida Deputado Carlos Pinto Filho até o início do Poço Fundo;

12- Na SECRETARIA DE TURISMO investimos em levar o nome de Itaperuna ao Secretário de Desenvolvimento Júlio Bueno reivindicando que nossa cidade fosse escolhida como sede de uma fábrica de yogurtes da Nestlé e posteriormente fomos  recebidos pelo presidente da TURISRIO Dr Nilo Sérgio A. Felix, quando nosso Secretário de Turismo,  Marcelo Nascimento,  pode discorrer sobre O POTENCIAL TURÍSTICO DAS ÁGUAS DE RAPOSO e do município de Itaperuna,conseguindo despertar nele seu interesse em colocar ITAPERUNA  no Guia Turístico  Estadual e agendar pessoalmente uma visita à Raposo:

13- Reivindicamos  o desmembramento da SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, COMÉRCIO, INDÚSTRIA E TURISMO , por acreditarmos ser esta,  uma atitude muito  importante para a cidade.   Estávamos participando do  Projeto  do Governo Estadual -  RIONOR -  e nossa atuação foi bastante elogiada em função da ousadia de nossas idéias:
 
 14- Na Secretaria  de Cultura pudemos criar e tornar realidade os projetos : TARDE DA MEMÓRIA CULTURAL  em conjunto com a criação da GALERIA DOS IMORTAIS, registrando toda a história da cultura itaperunenense e conseguimos  a verba com o Banco do Brasil  para por  em prática O PROJETO ENCONTRO  ACÚSTICO,  que pôde  patrocinar gratuitamente concertos  de todos os estilos musicais  na Concha Acústica . Ainda ousamos iniciar a BUSCA PELA MARIA FUMAÇA (os trilhos de trem viriam de Venâncio a Itaperuna parando nas estações, que transformadas em museu e centro cultural, poderiam promover a venda dos produtos confeccionados pelos artesãos e donas-de-casa locais). Reinauguramos a Biblioteca Pública Municipal Dr Caio Buarque de Nazareth e o Telecentro Comunitário Itaperuna Digital. Na época foi criado um blog do Departamento de Cultura onde  estão listados todos os acontecimentos de 2010 nesta área.Link abaixo:
15- Inicialmente o secretariado se reunia quinzenalmente para discutir entre si assuntos de relevância municipal e eram realizados nesses momentos laboratórios de sensibilização com técnicas de aproximação e leitura de textos para maior reflexão e conscientização.

16- Realizamos todos os primeiros encontros:
PRIMEIRO ENCONTRO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS;
PRIMEIRO FÓRUM  MUNICIPAL  DE CONSELHEIROS  GOVERNAMENTAIS E SOCIEDADE CIVIL;
PRIMEIRO ENCONTRO COM AS LIDERNÇAS CATÓLICAS;
PRIMEIRO ENCONTRO COM AS LIDERANÇAS EVANGÉLICAS;
ENCONTRO COM A EQUIPE MÉDICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS:
PRIMEIRO ENCONTRO DE REVITALIZAÇÃO EMPRESARIAL DE ITAPERUNA;
17- Para melhorar a questão  do ENGARRAFAMENTO NA CIDADE  encomendamos um projeto solicitando a AMPLA a doação de parte do seu terreno para ali construir uma rua que prolongando a Rua 10 de  Maio, passaria dentro do terreno da Ampla e sairia na rua Zulamith Bittencourt perto da Multilar. Uma bela solução para os engarrafamentos diários. Apadrinhamos e demos vez a esse projeto  tão bravamente defendido pelo engenheiro Maurício Daruiz. Estivemos em reunião com o Diretor responsável e fomos vitoriosos na etapa mais difícil. Pasmem, está tudo parado. Ninguém se interessou em perguntar sobre os projetos e contatos que tão desesperadoramente lutei nesses 9 meses de roda-viva. A cidade sai sempre perdendo  por causa dessa vaidade!

18- Intercedi pessoalmente pela complicada situação da SECRETARIA DE  SAÚDE de Itaperuna sendo recebida pelo vice-governador Pezão, em seguida pelo Secretário de Estado Sérgio Cortes e finalmente pelo Ministro da Saúde Temporão. Consegui trazer para Itaperuna 3 ambulâncias  e uma equipe técnica para ajudar a planejar e resolver os problemas da saúde. Estávamos indo muito bem, tendo a ajuda do Chico da Saúde d e Natividade, e com a dedicação e seriedade do Dr Botelho, tudo ia se resolver favoravelmente, mas com a morte do Claudão, após chorar compulsivamente sobre o caixão e comover o povo, o prefeito empossado não esperou nem 48 horas após o enterro para exonerar todos os secretários que eram indicação pessoal do Prefeito: o Procurador, o Secretário de Saúde, a Secretária de Governo, a Secretária de Educação e o Secretário de Turismo. Dá para acreditar?! Lágrimas de crocodilo!
EM NENHUM MOMENTO SE PREOCUPOU COM A CIDADE. O que pesa é o poder!!!

19- Por intermédio do Deputado Chico D'angelo fui recebida pelo Ministro da Integração Social Alexandre Padilha que se comprometeu publicamente ao meu lado de realizar o início da obra DO ANEL VIÁRIO EM JANEIRO DE 2011. Lá se vai outra luta do Claudão!
20- Criamos uma EQUIPE destinada a DESENVOLVER PROJETOS e uma ASSESSORIA  POLÍTICO - GOVERNAMENTAL para torná-los realidade.
Tanto a contar!  Em breve novas postagens sobre nossa incessante BUSCA POR SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS DE ITAPERUNA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário