terça-feira, 24 de maio de 2011

Viagens, vinhos e amigos.O doce sabor da vida!


MENDOZA é intensa o ano inteiro!
Essa é a frase que o secretário de turismo do governo de Mendoza  mais gosta de pronunciar.
Em busca dessa intensidade, tão fácil de ser sentida, amantes do vinho de todas as partes do planeta se encontram na  famosa oitava capital mundial do vinho.
 
Situada na região centro-oeste da Argentina, Mendoza é um convite  a exercitar as aptidões dos nossos cinco sentidos. Fui descobrindo isso gradativamente ao desembarcar no aeroporto local rodeado por vinhedos tendo ao fundo a imponente Cordilheira dos Andes.
O que minha visão alcançou imediatamente se transformou em sensação me fazendo pensar: - essa cidade sabe ser anfitriã. Recebe com o que tem de melhor!
Ao chegar no hotel nosso paladar pôde reconhecer o sabor portenho do chorizzo (um bife de 450 g de contrafilé) acompanhado das tradicionais papas fritas.
Seguindo a programação fomos conhecer algumas das 980 vinícolas que existem na cidade. Elas oferecem uma verdadeira viagem ao universo do vinho. Iniciam levando-nos às belas plantações de uvas, ingressam na vinícola explicando o passo a passo da produção e finalizam com uma degustação. Ainda existe a opção de almoçar nas “bodegas” que fornecem “almoços harmonizados”, isto é, a boa combinação da gastronomia local com o tipo de vinho adequado.
Como se não bastasse, prosseguindo pela região agrícola fomos conhecer outra vocação da cidade: a olivicultura. Passeamos pelo campo repleto de oliveiras, encantados com o esplendor de uma fruta verde, tão pequena e tão poderosa que fornece azeitonas e azeites provenientes  de uma árvore que pode durar de 100 a 400 anos de existência. Pudemos degustar as iguarias e ficar felizes em pensar que, além de tudo, elas são politicamente corretas, são saudáveis e fornecem o óleo bom para o nosso corpo. Comer sem culpa! Que raro!
No dia seguinte fomos conhecer um pouco da história da cidade e transitar pelas praças, avenidas, monumentos, bares, restaurantes temáticos e cafés que conjugam gastronomia com música, canto e poesia.
O que mais me encantou na história da cidade foi concluir que apesar de todas as dificuldades, quando existe determinação, integração, boa-vontade, consciência política e participação pode-se transformar as desvantagens em grandes lucros.
Mendoza convive com opostos: deserto e neve.Possui clima de deserto,uma instabilidade climática impressionante,sofre com terremotos, não se situa à margem de  um rio para lhe abastecer diretamente do líquido mais precioso da terra, a água, e mesmo assim se transformou numa cidade de referência internacional. Por que será que tudo deu tão certo assim?
Acredito ser aquela velha fórmula do fazer mais com menos. Conhecer nossas deficiências e reconhecer nossa capacidade de encontrar soluções é uma boa maneira de se enfrentar problemas na administração da vida pessoal, empresarial e principalmente na busca do bem comum para se administrar uma cidade. O povo inca já sabia disso quando resolveu criar canais de irrigação por toda a cidade que seria abastecida pelas águas do degelo das montanhas andinas.
Para lidar com terremotos, a cada duas ou quatro quadras de habitações  construíram praças arborizadas, que servem de refúgio e protegem os moradores de maiores danos. Os prédios são baixos e existe uma proporção de 3 árvores por habitante na cidade.
Percebi no povo  local um grande respeito e admiração  pelo seu libertador, o General San Martin, herói da independência nacional e continental. Monumentos, fatos e lugares sempre o reverenciam orgulhosamente e ele é uma presença permanente na história da cidade.
Aprimorando a obra dos Incas, o homem ampliou os canais de irrigação e transformou a região em prósperos OÁSIS aptos para plantação de videiras E outras espécies atualmente em experimentação.
A cidade também oferece turismo de aventura como rafting, cavalgada e alpinismo no Monte Aconcágua,o ponto mais alto da América do Sul.
No inverno pode-se esquiar nas diversas estações de esqui e desfrutar das fontes termais.
Passear pela cordilheira até o alto do Cristo Redentor e pisar na divisa com o Chile é também um belo e gelado passeio.
Enfim, conhecer Mendoza é um reencontro com a natureza, a história e consigo mesmo.
Assim, entre tintos,brancos e rosés, apreciamos a bela paisagem, nos divertimos muito  e aprendemos que vinho é bebida singular que deve ser sentida,cheirada,olhada,degustada de uma forma especial,obedecendo a um ritual que envolve amor,amizade e celebração.


 S A Ú D E!
Tim! Tim!

Artigo publicado na Estilo OFF - abril 2011-
 Por Claudete Machado Cerqueira

Mendoza- Site oficial  http://www.turismo.mendoza.gov.ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário