sexta-feira, 21 de dezembro de 2012




Um pouco de mim‏
                                                                                                         Por Claudete Cerqueira


Mais um ano se passou e sempre vem uma certa nostalgia do tempo que se foi e alguma excitação com o novo tempo  que  virá.  Saudades, lembranças, planos e muitas ideias surgem no emaranhado festivo de dezembro que se incumbe em despedir e  saudar  em forma de  confraternização.
Neste ano que se encerra ao pensar nas mensagens que quero enviar, nos familiares que desejo abraçar, nos amigos que quero rever e nas graças concedidas a agradecer encontrei um momento de silêncio dentro de mim. Sim, porque é fácil estar atenta aos pedidos dos outros... buscar corresponder ao que esperam de nós... cumprir obrigações, manter em dia as responsabilidades da vida, pois isso já está no automático, fazemos isso como quem escova os dentes ao acordar. Difícil mesmo é priorizar esse momento de encontro em que nos conectamos com nosso interior buscando um diálogo interno, que possa nos revelar cada vez com mais clareza aquilo que ansiamos e tenhamos coragem de nos reconhecer e nos enfrentar em nossa ambiguidade!
Que possamos relembrar os momentos em que estávamos fragilizados e não tivemos coragem de lutar...
Ou que estávamos suficientemente seguros para dizer não e seguir em outra direção...
Ou ainda quando tivemos que tomar uma decisão que surpreendeu  e talvez tenha magoado alguém...
Dos medos, insegurança e omissão que talvez tenham roubado de nós mais uma maneira de ser feliz...
Das palavras  pronunciadas de forma descuidada que acabam atingindo ao outro...
Das dores que sofremos e que causamos...
De tudo que fizemos por nós e do que não nos permitimos fazer! Mesmo podendo...
E nesse ir e vir dos caminhos que escolhemos na vida existe uma pausa para pensar, um momento de reflexão para averiguar se realmente estamos indo na direção do que mais importa: do sentido que podemos dar à nossa existência cada vez que temos coragem de dizer sim ou de pronunciar um sonoro não.
Sim, temos esses e tantos outros direitos, mas parecemos sempre comprometidos com os imaginários deveres que ditam uma regra de bem viver que nem sempre se encaixa no que é bom para nós. Então posso me perguntar: qual é mesmo o meu regimento interno de bem estar no mundo? Eu já criei o meu? Eu sigo esses princípios?
Para o mundo dou muito de mim, mas quero nesse Natal um presente muito  simples e especial. Não quero nada que seja comprado, cobiçado ou socialmente supervalorizado. Quero apenas um pouco de mim.
Peço a mim mesma e aos céus que me concedam esse encontro comigo mesma para que eu possa me rever me revelar, me surpreender, me reciclar e continuar me encantando pela vida!
E é desse momento que me apodero para me lembrar que posso continuar fazendo escolhas, desatando meus próprios nós, aprendendo a  fazer acordos internos que me ajudem a  me libertar mais a cada dia para poder seguir em direção  ao sentimento de realização e de felicidade.
E tudo isso é apenas um pouco de mim!
Que neste Natal e em todos outros de sua vida você possa ter muito de você, carregando sempre dentro de si a certeza de ser uma pessoa amada, amiga, bem-vinda e que sua presença faz toda diferença nesse mundo de Deus!
Feliz Natal e um 2013 abençoado para todos vocês!

Por Claudete Cerqueira / Publicado na Estilo OFF/ Dezembro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário