O Tempo |
"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou-se a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. " Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante, vai ser diferente. |
Carlos Drummond de Andrade |
sábado, 31 de dezembro de 2011
2012 - Milagre da Renovação
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Senador Crivela entre os melhores senadores do Brasil
Parabéns Senador Crivela, sinônimo de competência e luta!
VEJA e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, avaliaram deputados federais e senadores, aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. A seguir, os temas analisados e a classificação de cada parlamentar
Como medir a atuação de deputados e senadores em favor de um Brasil mais moderno e competitivo? Aferindo como eles se posicionam com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas. VEJA identificou oito grandes eixos, como aparecem abaixo.
Os oito temas selecionados foram afetados em 2011 de alguma maneira no Congresso por 54 projetos de lei e medidas provisórias. Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), VEJA classificou os deputados e senadores de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições. Antes de envolver o Necon, com base em critérios próprios e nos levantamentos da Transparência Internacional, VEJA aplicou uma “cláusula de ética”, expurgando previamente da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa.
Os pesquisadores do Necon desenvolveram então o modelo de análise que permitiu classificar os parlamentares em um ranking.
O primeiro passo foi selecionar as 54 proposições mais relevantes entre todas as centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso em 2011. Para ser considerada relevante para o estudo, a proposição, além do seu conteúdo, precisou ter sido votada ou sido objeto de pedido de urgência aprovado até setembro de 2011. Cada uma das 54 proposições foi, então, classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os oito grandes eixos definidos previamente.
O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares que seriam aferidas. O Necon fixou-se em a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emendas; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Essas ações foram medidas em termos da frequência de sua ocorrência e de acordo com seu impacto favorável ou desfavorável aos oito grandes eixos modernizadores.
O Necon atribuiu diferentes pesos para essas atividades. Os pareceres têm peso 4, pois são a base da tomada de decisão; as emendas, peso 3, porque por meio delas o parlamentar pode influenciar partes específicas do projeto. O voto em plenário tem peso 2, pois naquela fase o deputado ou senador, por fidelidade partidária, já não tem força individual para influenciar a matéria. Finalmente, os pronunciamentos têm peso 1, pela ineficiência da retórica nos atuais processos legislativos no Brasil.
A posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa, dessa forma, seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais estabelecidos por VEJA. A escala vai de 0 a 10. Quanto maior a nota, melhor a posição do parlamentar no ranking.
As quatro proposições abaixo exemplificam a montagem do ranking.
1) Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favoreceu a aprovação da lei que determinou a fixação do salário mínimo (SM) por decreto presidencial. Abstraindo outras considerações secundárias, a nova lei permite ao Executivo um controle mais efetivo sobre sua gestão do gasto público, dado o impacto do valor do SM no déficit da Previdência e, por consequência, nas contas públicas.
2) Ganhou pontos no ranking o parlamentar que ajudou a derrotar a Emenda 29, cujo texto recriaria a CPMF, o “imposto do cheque”, tributação que aumenta o custo de transação na economia, diminuindo a competitividade e aumentando o “custo Brasil”.
3) Ganhou pontos o parlamentar que, mesmo derrotado, atuou contrariamente à aprovação do projeto do TAV, o “trem-bala” que deverá ligar Campinas ao Rio de Janeiro. O projeto do TAV é um investimento caro que vai inibir gastos mais efetivos em infraestrutura que são urgentes: em metrôs e aeroportos.
4) Ganhou pontos o parlamentar cuja atividade contribuiu para a aprovação do cadastro positivo, medida que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações financeiras de pessoas e empresas, diminuindo o custo dos empréstimos para os bons pagadores.
Fonte e maiores detalhes em:
.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal
É Natal.
Momento de alegria, reunião familiar, confraternização, reflexão e esperança.
Que a Estrela Guia ilumine cada família, cada indivíduo e desperte em cada coração os melhores sentimentos de solidariedade, amor ao próximo e justiça social.
Feliz Natal
São os nossos sinceros votos...
Claudete Cerqueira e Família
Nota: A foto que ilustra esta mensagem faz parte do acervo da Exposição Palotina de Presépios que acontece até o dia primeiro de janeiro na Igreja São Benedito em Itaperuna, RJ.
.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Construindo um Melhor Viver
Construindo um melhor viver
Um grande número de pessoas se queixa de não encontrar um tempo especial para si mesmas e acabar se deixando absorver pelas muitas solicitações do dia a dia. A vida, nosso bem precioso, que deveria ser conduzida de forma agradável e em função de boas escolhas, muitas vezes vai sendo levada no piloto automático. Assim vamos nos distanciando cada vez mais de nós mesmos e gradativamente perdendo aquela ligação com o nosso interior que consequentemente dará espaço para um desgaste que pode vir a se transformar numa doença: o stress. Esse vilão dos tempos modernos que bate diariamente a nossa porta, agora já não escolhe idade! Até mesmo crianças têm sofrido desse mal, sendo diagnosticadas com problemas gástricos,tendo como um dos fatores desencadeantes o grande número de atividades que realizam e a cobrança exagerada por resultados de destaque que as deixam tensas e competitivas, privando-as de boa parte do sabor lúdico, prazeroso e espontâneo da infância.
Já os jovens vêm sofrendo com a violência no ambiente escolar (bulling), posteriormente com o terror do vestibular, depois a tensão e expectativa do primeiro emprego, relacionamentos amorosos cada vez mais complexos numa sociedade que trocou o dividir pelo somar. Mais adiante chegam os filhos, os problemas financeiros, a pressão sufocante no ambiente de trabalho (síndrome de burnout), o medo de assalto, os pais idosos, as doenças degenerativas, as perdas diversas, o luto e uma lista diária de situações que precisamos ter forças para enfrentar no decorrer de nossas vidas. Podemos então concluir que diante da multiplicidade de situações a que estamos submetidos, precisamos mesmo nos cuidar para manter a saúde, o equilíbrio emocional e ir passo a passo providenciando as soluções.
Como fazer para perceber o nível de stress?
Como evitá-lo?
Como lidar com ele e descobrir formas de combatê-lo?
A primeira etapa é a de conscientização. Só podemos lutar contra o inimigo se conseguirmos saber quem ele é.
Às vezes os amigos e familiares mostram sua preocupação conosco e deveríamos então tentar nos observar melhor para darmos conta do que está acontecendo. A partir do momento que notarmos que algo em nós mudou e está nos estagnando, nos entristecendo ou nos prejudicando de alguma forma, poderemos pensar em buscar as soluções, mas é fundamental que a atitude de querer se ajudar esteja em primeiro lugar. Ainda hoje nos deparamos com pessoas que receiam buscar terapia e serem taxadas de doentes ou anormais. Mas essas mesmas pessoas não apresentam nenhuma preocupação em procurar o oftalmologista quando sua visão piora e nem pestanejam ao procurar um cardiologista, um ginecologista, pois acreditam que eles têm o saber e a forma certa de ajudá-las. Terapeutas também possuem um saber, que se bem conduzido, vai ajudar a cada pessoa a se descobrir, se entender melhor e criar condições de superar dificuldades emocionais e alcançar o crescimento desejado.
Certamente podemos encontrar uma grande variedade de atividades que são grandes aliadas nessa luta. Encontramos disponíveis desde tratamentos especializados, tais como: psicoterapia, arteterapia, musicoterapia, psicanálise, acupultura,como também atividades que trazem efeitos terapêuticos como praticar yoga, dança, fazer alongamentos, se submeter a massagens, cantar num coral, ou no chuveiro, tocar um instrumento, caminhar, correr, cavalgar, desenhar, pintar, esculpir, representar, praticar seu esporte preferido e até mesmo contemplar a natureza. Cultivar boas amizades fazendo com que os amigos saibam o quanto eles são importantes para você, é uma atitude saudável. Também ajuda bastante procurar achar graça na vida e rir muito! E é sempre uma boa recomendação frequentar lugares agradáveis e encontrar com pessoas bem-humoradas.
Mas traçar um plano de trabalho de combate ao stress, ou a outra dificuldade que possa ocorrer, é algo que vai depender muito da história pessoal de cada um, levando em conta suas necessidades, seus gostos e afinidades.
Porém além do stress, encontramos muitas pessoas com depressão, angustia, ansiedade, fobias, dificuldades de aprendizagem, medo de falar em público e muitas síndromes novas que vêm sendo diagnosticadas. Todos esses males podem trazer grande sofrimento, principalmente se a pessoa se sentir sozinha e impotente para buscar uma saída e se trancar em seu próprio silêncio e isolamento.
Seja qual for a situação é bom estarmos focados na solução e lembrar que o primeiro e mais importante passo dessa caminhada é ter coragem de pedir e a grandeza de aceitar ajuda para que se inicie então a construção de um melhor viver.
Se você se interessa por temas como esses e quer refletir sobre as muitas formas de investir no seu crescimento pessoal e profissional e também anseia em poder colaborar com o desenvolvimento social, esteja conosco às quartas-feiras às quatro da tarde na Light FM no programa Claudete com Você - Construindo um Melhor Viver.
Desejo que o Natal seja celebrado com muita paz e entendimento familiar e que o ano de 2012 possa trazer a certeza de que sempre é tempo de descobrir e desenvolver o potencial que existe em você.
Claudete Machado Cerqueira
Artigo publicado na Revista Estilo Off - dezembro 2011.
.
domingo, 18 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Que música toca em você?
Epitáfio / Titãs
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter ariscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se por
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se por...
Foto: Por do Sol no Rio Muriaé em Itaperuna - RJ
Fonte: http://www.panoramio.com/
domingo, 11 de dezembro de 2011
Bordando o Futuro - Itaperuna
A Associação de Bordadeiras "Bordando o Futuro" em Itaperuna começou com duas bordadeiras e a persistência e dedicação de Maria Alice França de Oliveira. Ponto de Cultura desde 2010, iniciou recentemente a exportação de seus produtos. Segundo a Coordenadora, Maria Alice, muito ainda há por fazer: Sonha com uma exposição sobre a história do bordado na região ( coleciona várias peças de diferentes épocas) e está em busca de parceria para a elaboração de um catálago para a divulgação do trabalho das incansáveis artesãs.
Faça uma visita e conheça peças feitas com capricho e carinho!
Bordando o Futuro é uma ação que proporciona a inclusão social através do bordado. Resgatando o trabalho manual tradicional de gerações anteriores, a ação fornece instrução aos que não conhecem o ofício, intermediando sua atuação com a indústria têxtil que floresce em Itaperuna. Além de integrar várias gerações através do trabalho artístico, a ação proporciona renda aos participantes, de 09 a 80 anos.
.
.
Vídeo no OUTRA REVISTA
http://outrarevista.blogspot.com/2010/08/bordando-o-futuro-ponto-de-cultura-de.html
.
Vídeo no OUTRA REVISTA
.
sábado, 10 de dezembro de 2011
Projeto para Educadores na Escola Despertar - Venâncio - ITAPERUNA
A Escola Desepertar em Comendador Venâncio acredita e investe na qualidade de vida de seus educadores e alunos. Tive a alegria de iniciar o meu projeto para EDUCADORES, nesta escola, no início de novembro. Fui recebida com muito carinho e passamos momentos muito agradáveis.
Um pouco sobre o meu Projeto com Educadores :
A musicoterapia ajudando a bem-cuidar da saúde emocional do educador
Temos sofrido grandes mudanças sociais e podemos perceber o seu reflexo em toda área educacional.
A sociedade transforma-se em cada vez mais competitiva, desigual e violenta. Sofremos diariamente os efeitos dessa violência no ambiente escolar.
Ser educador se transformou numa tarefa altamente desafiadora, dele exigindo cada vez mais competência técnica, alta criatividade e principalmente um bom equilíbrio emocional.
Para ajudar ao educador a enfrentar esses múltiplos desafios diários, faz-se necessário dar a ele um suporte de autoconhecimento, autoconfiança e reciclagem permanente de suas emoções.
Sua escola gostaria de participar? Agende uma palestra pelo e-mail:
claudetecomvoce@hotmail.com
.
.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
GUARDA MIRIM ITAPERUNA - FORMATURA - 9/12
A Guarda Mirim de Itaperuna comemorará na próxima sexta-feira - 09/12 o encerramento das turmas de 2011 e convida a todos para o evento de formatura que acontecerá a partir das 19 horas no auditório da Faculdade Redentor.
Estivemos juntos na semana passada, quando fiz uma breve palestra para os formandos, antes do início das provas finais. Na oportunidade falei com os jovens sobre ESCOLHAS PROFISSIONAIS.
.
A Cristiane Matheus e a todos estes jovens estudiosos, o meu abraço carinhoso!
.
Inauguração do Escritório de Apoio à Produção Cultural, em Niterói.
.
Será inaugurada no próximo dia 13 de dezembro às 10 horas na Biblioteca Pública de Niteói a nova unidade do ESCRITÓRIO DE APOIO À PRODUÇÂO CULTRAL em Niterói.
Programação:
10 horas- Apresentação da equipe do ESCRITÓRIO DE APOIO À PRODUÇÂO CULTRAL em Niterói
13 horas - Oficinas de Elaboração e Enquadramento de Projetos e Cultura Digital
Contatos:
(21) 3601-2034
E-mail: escritoriodeapoio.secrj@gmail.com
.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Maria Catharina Pinto - UMA LINDA CANÇÃO DE AMOR! -
Maria Catharina Pinto - 29 /09/22 - 06 /12/2012
Meu Destaque vai para... Maria Catharina Pinto
Maria Catharina Pinto é dessas pessoas que não se consegue esquecer!
Sua obra, sua carreira dedicada à música, ao magistério, à família e à devoção a Deus a imortalizaram.
Tive o privilégio de ter sido sua aluna no Curso Normal do Colégio Estadual Marechal Deodoro, hoje, Colégio 10 de Maio, no período de 1970 a 1972.
Naquela época não existia curso de Licenciatura Plena em Educação Musical, mas mesmo assim ela conseguia ser uma educadora musical sem igual!
Sua intuição e criatividade a levaram a construir sua própria metodologia de trabalho. Pude me certificar dessa minha suposição, após concluir duas graduações e uma pós-graduação em música. O conteúdo transformado em grade curricular de curso superior, dona Catharina sabiamente já exercia em sala de aula nos orientando para o exercício de nossas profissões.
É uma compositora, pianista, cantora, regente de coral, professora e um ser humano ímpar em exercer os dons que Deus lhe deu.
Ela foi escolhida por unanimidade para ser a Paraninfa das cinco turmas de normalistas que se formavam em 1972. Aceitou o convite, emocionada, e com carinho de mãe que ama seus filhos, nos ajudou na organização dos eventos. Preparou as cerimônias religiosas e solenes com toda beleza e delicadeza que trazia dentro de si! Decorou com lindas flores e belas palavras o culto na Igreja Batista, a Missa na Matriz São José do Avaí e a solenidade da colação de grau no majestoso Cine Santa Luzia.
Nossa festa foi um sucesso!!!
Até hoje temos fotos dessa época feliz e ótimas lembranças da nossa mestra que nos deixou o legado do amor e do valor da música na educação.
Ontem, hoje e sempre, Dona Catharina se manterá uma presença viva na história de Itaperuna, pois é de sua autoria o hino que enaltece nossa cidade e faz a abertura de muitas solenidades do nosso município.
Minha cidade querida é um hino de amor que alegra e contagia a todos que o escutam, assim como nossa mestra, DONA CATHARINA, é para todos nós UMA LINDA CANÇÃO DE AMOR!
Por Claudete Machado Cerqueira.
Artigo publicado na Revista Unicidades /2010
Maria Catharina Pinto
29 de setembro de 1922 – o6 de dezembro de 2012
"O que é belo não morre: transforma-se em outra beleza."
( Balley Ardrich )
Maria Catharina Pinto nasceu em Pirapetinga na Fazenda do Bonito em 29 de Setembro de 1922. Morou no Valão e em Campos, onde cursou o ginasial. Casou-se com Dario Boechat Pinto em 27 de Maio de 1941 e mudou-se para Itaperuna em 1944. Compositora, Escritora e Autora de Peças Teatrais assinou inúmeras poesias, letras e músicas de hinos, quase todos voltados para as Escolas Estaduais e Instituições de Ensino, entre eles o Hino da Cidade de Itaperuna e de São José do Calçado, além de músicas líricas e hinos evangélicos.
Hino de Itaperuna - siga o link:
http://outrarevista.blogspot.com/2009/05/hino-de-itaperuna.html
29 de setembro de 1922 – o6 de dezembro de 2012
"O que é belo não morre: transforma-se em outra beleza."
( Balley Ardrich )
Maria Catharina Pinto nasceu em Pirapetinga na Fazenda do Bonito em 29 de Setembro de 1922. Morou no Valão e em Campos, onde cursou o ginasial. Casou-se com Dario Boechat Pinto em 27 de Maio de 1941 e mudou-se para Itaperuna em 1944. Compositora, Escritora e Autora de Peças Teatrais assinou inúmeras poesias, letras e músicas de hinos, quase todos voltados para as Escolas Estaduais e Instituições de Ensino, entre eles o Hino da Cidade de Itaperuna e de São José do Calçado, além de músicas líricas e hinos evangélicos.
Hino de Itaperuna - siga o link:
http://outrarevista.blogspot.com/2009/05/hino-de-itaperuna.html
"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."
( Amado Nervo )
.
( Amado Nervo )
.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
Visita ao Patronato Padre Humberto Lindelauf -
Recentemente fiz uma visita a esta importante associação beneficente, sem fins lucrativos, que foi fundada em Itaperuna no ano de 1970 e, atualmente, trabalha com os projetos Casa Lar, que acolhe meninos de zero a 12 anos; o projeto Resgate, o qual atende Crianças e Adolescentes que sofreram algum tipo de violência sexual e, por fim, o A.L.E.C.R.I.M, que trabalha com artes, reforço escolar e educação física para crianças das comunidades próximas.
Irmãs, muito obrigada pela acolhida!
Faça você uma visita também, doe um pouco do seu tempo, do seu amor!
Colabore com o que estiver ao seu alcance:
Irmãs Salvistas em Itaperuna, matéria no link:
http://irmassalvistas.blogspot.com/2010/05/missao-salvista-de-itaperuna-rj.html
.
PATRONATO PADRE HUMBERTO LINDELAUF
R José Bonifácio - Marechal Castelo Branco
Itaperuna, RJ | CEP: 28300-000 - telefone: (22) 3822-1699
.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Festival Gospel em Comendador Venâncio 3/12
Clique para ampliar
Acontecerá amanhã, 03 de dezembro em Comendador Venâncio Garcia, no Colégio Nicoláo Bastos Filho, o 1° Fest Gospel uma realização de Samuel Vasconcelos com o apoio das igrejas evangélicas daquele distrito, que estão organizando um verdadeiro festival gastronômico ( barracas no local).
Com início às 19:30 horas. Presença do Pastor Josias Romualdo e gravação de DVD ao vivo.
Aos amigos venancenses.... um excelente evento! Sucesso!
.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
SESI Itaperuna – Programação de Dezembro
Para ampliar clique na foto
Samba de Bamba – Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba,
Samba de Bamba – Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba,
Noel - Feitiço da Vila – Musical sobre Noel Rosa em comemoração ao Dia Nacional do Samba,
Camerata Música Nova – Concerto do Centro de Aperfeiçoamento Musical,
Além de Belém – Musical de Natal com o Grupo Corre Coxia.
Fonte: http://www.outrarevista.blogspot.com/
Fonte: http://www.outrarevista.blogspot.com/
Tenho participado de vários eventos no Teatro SESI em Itaperuna e com certeza recomendo!
"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam."
(Auguste Rodin) .
(Auguste Rodin) .
.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Esporte Clube Venancense e Claudão - Campeões -1987
Nilton Aves, presidente da ASHAS - Associação Henrique Alves de Sá.- que desenvolve um excelente trabalho com as crianças venancenses, através do Esporte. A Associação há cinco anos, com muita dedicação, incentiva os jovens a praticarem esportes, mantendo uma ESCOLINHA DE FUTEBOL. Para conhecer melhor este belo trabalho visite e participe da sua comunidade no ORKUT, atraves do link : http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15431284
Sr Nilton nos contou que em 1987, o Esporte Clube Venancense conquistou o Campeonato do Noroeste , evento muito famoso na época. Então o clube esportivo resolveu homenagear com a faixa de Campeão, figuras importantes para o esporte em Comendador Venâncio e entre eles, o então Prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos, venancense, que sempre lutou pelas melhorias no Distrito.
Na foto, ao fundo o Sr João Ligiero, grande incentivador do esporte local e ao lado do prefeito a professora Cândida Elvina de Paula, a Vininha.
Obridada, Sr Nilton, pela acolhida e esperamos que outros itaperunenses também enviem para nós as suas fotos, as suas histórias com o nosso eterno prefeito e amigo, Claudão. Nosso objetivo: perpetuar tanto a história de vida do Claudão como também de toda a cidade de Itaperuna.
Fale conosco através do e-mail: claudetecomvoce@ hotmail.com.
.
sábado, 26 de novembro de 2011
E a vida mudou... Projeto Cimento Social
Em 25 de novembro de 2011 a vida mudou para famílias que moraram anos e anos em pequenos barracos no morro, graças ao esforço e a dedicação de todos os que abraçaram esta causa, dar um pouco mais de dignidade a essas famílias que sofrem, vítimas da injustiça social e do abandono.
Com imensa alegria e satisfação foram entregues pelo Senador Crivela mais duas casas do Projeto Cimento Social, no Morro da Providência, Rio de Janeiro.
Com imensa alegria e satisfação foram entregues pelo Senador Crivela mais duas casas do Projeto Cimento Social, no Morro da Providência, Rio de Janeiro.
MORADORAS CONTEMPLADAS:
1- Angela Maria Sales do Espírito Santo (45) - solteira, diarista, recebe salário mínimo, mora com seu companheiro, Paulo Roberto (51) e os cinco filhos, em uma casa muito precária.
2- Luciana Gomes de Souza (35) - solteira, quatro filhos, auxiliar de serviços gerais, recebe salário mínimo. Sua casa, muito precária, foi interditada pela Defesa Civil por risco de desabamento.
Maravilha de Projeto!
Veja no O DIA ON LINE, a matéria sobre a entrega das casas do projeto Cimento Social, -Morro da Providência.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/programa_de_habitacao_da_casa_nova_que_reune_familias_208663.html
.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Lançamento - Seu filho, sua imagem
Dia 26 de novembro, sábado a partir das 19 h e 30 minutos na Biblioteca Municipal de Itaocara
Prefácio do livro.
“Seu filho, sua imagem”, de Geany de Cerqueira
Lontra Andrade”, oferece ao leitor uma sábia reflexão
sobre a árdua missão de ser pai e de ser mãe com a
dimensão que tal tarefa exige: educar para a felicidade.
A obra não apresenta receita pronta para criar
filhos saudáveis e felizes, mas analisa experiências
vivenciadas e oferece uma significativa reflexão sobre a
melhor forma de agir em determinadas situações. Mais
do que tudo, tenta chegar à raiz da questão, quer seja,à
luz da Psicologia, abordar educação familiar como o
alicerce para a criação de filhos que façam diferença no
mundo em que vivem.
Mais do que nunca, a educação familiar precisa
ser analisada dentro da realidade em que está inserida.
Sendo assim, a autora usa a arte da escrita e toda sua
experiência profissional para mexer fundo com a
emoção do leitor e levá-lo a refletir sobre o que é
primordial no ato de educar.
Na verdade, este livro não foi escrito apenas para
pais e mães, mas sim para todos aqueles que precisam
repensar o valor da família, a importância da relação
pais e filhos e, consequentemente, seu próprio papel no
meio familiar.
Acima de tudo, percebo neste livro um ato de
amor concretizado, visto que a jovem autora, que além
de ser mãe, é eximia observadora do comportamento
humano e das relações pais e filhos, oportuniza a todos
a análise de escolhas e atitudes do dia a dia que, se feitas
com sabedoria, geram a base da felicidade: harmonia,
persistência, crença, amizade, competência, justiça e,
principalmente, amor.
Como educadora, observo que todos os pais
querem que seus filhos sejam responsáveis, seguros,
respeitosos, bem-sucedidos no processo ensinoaprendizagem,
solidários, amorosos, adaptados ao
meio social em que vivem, aceitos do jeito que são,
enfim, realizados e felizes. Provavelmente, ao ler este
livro, será possível descobrir tudo que somos capazes de
“fazer” e “ser” na árdua missão de educar, porém mais
importante que isso é a oportunidade de refletir sobre o
verdadeiro significado da vida e o valor de um
relacionamento familiar de qualidade.
Valéria Conceição Souza Tardivo
Informações:
http://seufilhosuaimagem.blogspot.com/
.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Projeto Arte e Cultura em Evidência
Claudete, Bianca e Beth Vitória
No dia 17 de novembro estive no Itapuã Clube para conferir mais um Projeto de sucesso da Fundação São José, o Projeto Arte e Cultura em Evidência da Educação Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de valorizar a cultura dos países: Portugal, África do Sul, Itália, Argentina, Brasil, Japão, Índia, Grécia e México . Vários stands e diversas apresentações com a presença de um público atento.
Toda a comunidade escolar envolvida em mais um belo trabalho. Parabéns!!!
Para acessar toda a galeria de fotos do evento, siga o link:
http://www.fsj.org.br/default.asp?action=noticias&idnoticia=757
.
sábado, 19 de novembro de 2011
Programa Claudete Com Você - na Light FM - início 23/11 -
Programa Claudete Com Você - Construindo um Melhor Viver - Light FM
Com enorme alegria iremos apresentar um programa que nos manterá atualizados com tudo de bom que a vida nos permite ter.
Com enorme alegria iremos apresentar um programa que nos manterá atualizados com tudo de bom que a vida nos permite ter.
CLAUDETE COM VOCE - construindo um melhor viver - trará informações sobre saúde emocional, arte, viagens, lazer, relacionamentos construtivos, memória cultural, entretenimento, celebrações e tudo mais que possa lhe interessar .
Todas as quartas feiras às 4 da tarde na light FM - a partir de 23/11
Quem fará a pauta da semana é você!
Envie sua sugestão para o email claudetecomvoce@hotmail.com
Fique ligado na http://www.lightfm.com.br/
.
domingo, 13 de novembro de 2011
QUEM TEM MEDO DO LOBO MAU?
Medos pessoais e culturais que podem nos paralisar
Passamos a infância ouvindo muitas histórias, que é uma forma de introduzir a criança no universo dos sentimentos que carregamos dentro de nós e que, dependendo da forma como são apresentados e posteriormente introjetados, podem nos habitar por toda a vida causando efeitos benéficos ou maléficos.
Alguns contos tentam orientar para a noção de perigo, pois afinal, um pouco de medo é fundamental para que aprendamos a nos proteger, mas dependendo da intensidade, pode-se passar a mensagem que nunca devemos arriscar, pois qualquer erro pode ser fatal.Pronto! Já fomos iniciados ao universo do medo e por mais que tenhamos desejo, curiosidade ou paixão, somos inevitavelmente puxados pra traz e induzidos a trocar o ideal , o desejo, o amor, a aventura, a descoberta e as conquistas, pela velha e conhecida segurança de navegar em águas tranquilas!
Temores, ameaças e a velha necessidade de nos sentirmos no controle, até mesmo do nosso futuro, pode nos paralisar e nos aprisionar numa espécie de limbo da vida terrena.
Nessa hora me vêm à mente algumas frases das antigas esposas infelizes, dependentes financeira e emocionalmente dos maridos que pregavam: ruim com ele, pior sem ele! A falta de opção era a única opção! O que fazer?! Conformar?! ...Resigmar?!...Permanecer?!...Que sina!...
Mas felizmente alguma coisa mudou!
Aprendemos que na vida temos que fazer escolhas e por melhor que elas sejam, sempre nos farão perder alguma coisa! Teoricamente falamos que saberemos pagar o preço...que pra ganhar temos que definir o que estamos dispostos a perder...e tudo mais que possa justificar a nossa vã filosofia, mas o fato concreto é que intimamente temos uma sensação registrada que perder é algo muito ruim.
Mas quem conseguiu chegar a uma certeza sem ter passado por muitas incertezas?
Num primeiro momento tudo é muito duvidoso, pois certificado de garantia só encontramos nos eltrodomésticos e mesmo assim eles falham.
Ás vezes você se depara com situações na vida que deseja dizer sim e lutar por aquilo que íntima e verdadeiramente possa fazer sentido para sua vida, mas você encontra, sempre em alerta, alguém para lhe chamar de ingênuo, sonhador, sem noção, se empenhando em lhe fragilizar e fazer com que você se sinta uma pessoa inadequada. Percebo o quanto isso acontece dentro de nós e se repete também na cultura de
algumas cidades que manifestam sua insatisfação e anseiam por uma mudança que pode vir a ser melhor.
O inconsciente pessoal e coletivo pode ainda alimentar a crença que mudar é perigoso e seguir repetindo infinitamente o paradigma que é melhor ficar com algo ruim e conhecidodo que investir em algo que realmente se deseja, mas é totalmente desconhecido!
É o medo do medo do medo!
Isso nos remete ao Chapeuzinho Amarelo, (uma releitura do clássico chapeuzinho vermelho), linda estória que Chico Buarque criou para falar do medo. A bela menina sofre de um mal terrível: sente medo do medo. Mas a medida que decide enfrentar o desconhecido (o lobo mau), ela descobre que o medo que ela sente é que dá tanto poder ao lobo. Aí ela decide enfrentá-lo e descobre que ele não é tão perigoso assim! Afinal, lobo sem medo fica sem graça e vira bolo. Então ela aprende a reconhecer, a enfrentar e passa até a brincar com os próprios medos. E o que acontece? - Ela se liberta e descobre a alegria de viver!
E quem não tem medo de alguma coisa?
Por que precisamos de tantas garantias de que estamos fazendo o que é certo, o que é bom e o que é justo?!
Certo, bom e justo pra quem?
O medo de fazer uma escolha e fracassar pode ser tão forte a ponto de congelar nossos desejos e nos paralisar! Estamos comprometidos com o sucesso ou com o nosso propósito?
Li, rapidamente num artigo, que os projetos maravilhosos de Walt Disney foram rejeitados nada menos que 77 vezes, mas ele confiava tanto nos seus sonhos que não desistiu e sua obra permanece de geração a geração se aprimorando e alimentando as fantasias de crianças e adultos do mundo inteiro que desejam vivenciar estórias que nos façam acreditar que a vida pode e deve ter sempre um final feliz.
Realmente entender as contradições pessoais e culturais e lidar com elas é um permanente aprendizado.
Algumas pessoas podem achar mais fácil manter uma vidinha sem gosto, sem graça e sem opinião, por falta de coragem de enfrentar o novo. E isso não é um julgamento, pode ser uma opção, ou talvez uma falta de condição!
Outras escolhem lutar pelos seus sonhos e decidem estar no centro de suas decisões correndo o risco que for necessário.
Trilhar caminhos mais desafiadores e tortuosos em vez de procurar o atalho, pode não ser a forma mais eficiente de alcançar um resultado, mas nos permite avaliar a caminhada, o nosso processo de ver, sentir e viver a vida de uma forma mais confiante.
Afinal, se quisermos encontrar, poderemos descobrir que dentro de nós ainda existe aquela criança que conserva a alegria, a ternura, não tem medo do novo e ainda mantém o entusiasmo que desperta a coragem de enfrentar o lobo mau!
E assim, ao nos defrontarmos com nossos medos poderemoss dar sinal verde para a felicidade e seguir adiante, cantando:
"Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau?!"
FIM
Claudete Machado Cerqueira
Publocado na Estilo Off - Novembro 2011
.
.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Grupo dos Amigos de Itaperuna ( GAITA) - Convite -
Grupo dos Amigos de Itaperuna ( GAITA)
Venha rever os amigos, brincar, dançar, cantar, conversar, desfrutar de boa música e comida saborosa e principalmente resgatar as belas lembranças de um tempo maravilhoso que tivemos o privilégio de viver em nossa querida Itaperuna.
Esperamos por vocês! Sua presença é muito importante pra nós! Nosso encontro será no dia 08-12-2011 às 20 horas no restaurante Academia de Niterói na avenida Quintino Bocaiúva 529 (praia de São Francisco) em Niterói.
Homenageado: Cláudio Cerqueira Bastos.
Esperamos por vocês! Sua presença é muito importante pra nós! Nosso encontro será no dia 08-12-2011 às 20 horas no restaurante Academia de Niterói na avenida Quintino Bocaiúva 529 (praia de São Francisco) em Niterói.
Homenageado: Cláudio Cerqueira Bastos.
Sobre o Gaita : http://claudetecomvoce.blogspot.com/2011/06/jeito-itaperunense-de-ser.html
.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
O Ator em Cena.. Parabéns!
Na sexta-feira, o4 de novembro, assisti encantada a encenação dos alunos do curso de teatro das Oficinas Culturais SESI em Itaperuna. Um grupo talentoso e versátil com apenas 09 aulas mostrou talento e disposição sob a direção do simpático e competente casal Ludoval Campos e Ine Baumann.
PARABÉNS !!!!
.
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Parabéns Mestre José Carlos Ligiero.
Foto: Inauguração da Sala de Cultura Espaço das Artes e Galeria dos Imortais / agosto 2010
O texto a seguir foi escrito em novembro de 2009, ocasião em que a Sociedade Musical Itaperunense, fundada pelos amigos Cláudio Cerqueira Bastos, Alcemar Vargas e Lourival de Cnop, tendo como Maestro, José Carlos Ligiero, comemorou o seu jubileu de prata: 50 anos formando músicos e cidadãos.
Momento muito festivo: Itaperuna foi a cidade escolhida para abrir oficialmente o Banda Larga, Projeto de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. E exatamente na tarde do dia 15 de novembro de 2009, data do aniversário, a Secretaria de Educação realizou um Encontro de Bandas e um jantar comemorativo na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiero.
Recentemente, também tive a alegria de participar de uma nova homenagem à José Carlos Ligiero em Comendador Venâncio organizada pelo Projeto Social Amigo das Crianças.
.
Parabéns Mestre!
Pensar nos 50 anos da sociedade musical itaperunense me fez voltar no tempo e reviver o doce sabor da infância. Infância feliz, nutrida aos sons dos acordes, dos ensaios da banda no porão da minha casa. Lembro-me o quanto aqueles sons me atraíam e me faziam ir sorrateiramente olhar pela janela e para não ser repreendida pelo meu pai eu ficava ali sentada invisível. Queria apenas continuar ouvindo e me deliciando com aqueles momentos.
Desde cedo então descobri o que todos os grandes mestres já sabiam: que a música é algo tão forte, tão grandioso e sem fronteiras que invade o nosso corpo, nossa mente e nos faz transbordar de emoção.
Posso dizer com muito orgulho que sinto-me uma pessoa previlegiada, pois aqui , na minha terra natal recebi os melhores alicerces para minha sólida formação pessoal e profissional.
Minha história de vida se mescla com a história da banda e do seu fundador Claudio Cerqueira Bastos , meu pai, e do grande mestre José Carlos, que me iniciou na teoria musical, no canto coral, na harmonia e futuramente me auxiliou no exercício de minha carreira como educadora musical.
Hoje estamos aqui comemorando esse grande sonho que se tornou realidade, a banda, e homenageando o mestre que dedicou toda sua vida a música.
Ele tocou, compôs, regeu, criou seguidores e tornou-se uma referência. Chego a pensar que José Carlos Ligiero é para Itaperuna o que Tom Jobim é para o Rio de Janeiro.
Felizmente, num mundo tão conturbado onde os valores morais despencam e as pessoas não conseguem acreditar em mais nada, encontramos aqui uma vida, um exemplo de fidelidade a si mesmo, de quem acreditou nos seus sonhos, investiu na sua vocação e transformou-se nesse tão admirado mestre.
Nada pode ser mais gratificante do que uma vida de realizações!
- Maestro, na partitura da sua vida só consigo ler amor, emoção, entusiasmo, confiança e fé.
E para concluir quero deixar aqui para o meu mestre a grande certeza de que tudo na vida passa… o tempo passa… a banda passa… mas, você Maestro… VOCÊ FICA PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DESSA CIDADE !
Parabéns Maestro, parabéns Claudio Cerqueira Bastos. Parabéns a todos os músicos que nos encantam com tão lindas sonoridades!
PARABÉNS SOCIEDADE MUSICAL ITAPERUNENSE.
Desde cedo então descobri o que todos os grandes mestres já sabiam: que a música é algo tão forte, tão grandioso e sem fronteiras que invade o nosso corpo, nossa mente e nos faz transbordar de emoção.
Posso dizer com muito orgulho que sinto-me uma pessoa previlegiada, pois aqui , na minha terra natal recebi os melhores alicerces para minha sólida formação pessoal e profissional.
Minha história de vida se mescla com a história da banda e do seu fundador Claudio Cerqueira Bastos , meu pai, e do grande mestre José Carlos, que me iniciou na teoria musical, no canto coral, na harmonia e futuramente me auxiliou no exercício de minha carreira como educadora musical.
Hoje estamos aqui comemorando esse grande sonho que se tornou realidade, a banda, e homenageando o mestre que dedicou toda sua vida a música.
Ele tocou, compôs, regeu, criou seguidores e tornou-se uma referência. Chego a pensar que José Carlos Ligiero é para Itaperuna o que Tom Jobim é para o Rio de Janeiro.
Felizmente, num mundo tão conturbado onde os valores morais despencam e as pessoas não conseguem acreditar em mais nada, encontramos aqui uma vida, um exemplo de fidelidade a si mesmo, de quem acreditou nos seus sonhos, investiu na sua vocação e transformou-se nesse tão admirado mestre.
Nada pode ser mais gratificante do que uma vida de realizações!
- Maestro, na partitura da sua vida só consigo ler amor, emoção, entusiasmo, confiança e fé.
E para concluir quero deixar aqui para o meu mestre a grande certeza de que tudo na vida passa… o tempo passa… a banda passa… mas, você Maestro… VOCÊ FICA PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DESSA CIDADE !
Parabéns Maestro, parabéns Claudio Cerqueira Bastos. Parabéns a todos os músicos que nos encantam com tão lindas sonoridades!
PARABÉNS SOCIEDADE MUSICAL ITAPERUNENSE.
Por: Claudete Cerqueira – Ex-aluna de José Carlos Ligiero e filha do Prefeito Claudio Cerqueira Bastos.
Texto também disponível em:
Texto também disponível em:
Assinar:
Postagens (Atom)