segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Parabéns Mestre José Carlos Ligiero.


Foto: Inauguração da Sala de Cultura Espaço das Artes e Galeria dos Imortais / agosto 2010


O texto   a seguir   foi escrito  em novembro de 2009,  ocasião em que a Sociedade Musical Itaperunense, fundada  pelos amigos  Cláudio Cerqueira Bastos, Alcemar Vargas e Lourival de Cnop, tendo como Maestro,  José Carlos Ligiero,  comemorou o seu jubileu de prata: 50 anos formando músicos e cidadãos.
Momento muito  festivo: Itaperuna foi a cidade escolhida para abrir oficialmente o Banda Larga, Projeto de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de  Janeiro. E  exatamente  na tarde do dia 15 de novembro de 2009, data do aniversário, a Secretaria de Educação  realizou um Encontro de Bandas e um jantar comemorativo na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiero.
Recentemente,  também tive a alegria de participar de uma nova homenagem à José Carlos Ligiero em Comendador Venâncio organizada pelo Projeto Social Amigo das Crianças.
.


Parabéns Mestre!

Pensar nos 50 anos da sociedade musical itaperunense me fez voltar no tempo e reviver o doce sabor da infância. Infância feliz, nutrida aos sons dos acordes, dos ensaios da banda no porão da minha casa. Lembro-me o quanto aqueles sons me atraíam e me faziam ir sorrateiramente olhar pela janela e para não ser repreendida pelo meu pai eu ficava ali sentada invisível. Queria apenas continuar ouvindo e me deliciando com aqueles momentos.
Desde cedo então descobri o que todos os grandes mestres já sabiam: que a música é algo tão forte, tão grandioso e sem fronteiras que invade o nosso corpo, nossa mente e nos faz transbordar de emoção.
Posso dizer com muito orgulho que sinto-me uma pessoa previlegiada, pois aqui , na minha terra natal recebi os melhores alicerces para minha sólida formação pessoal e profissional.
Minha história de vida se mescla com a história da banda e do seu fundador Claudio Cerqueira Bastos , meu pai, e do grande mestre José Carlos, que me iniciou na teoria musical, no canto coral, na harmonia e futuramente  me auxiliou no exercício de minha carreira como educadora musical.
Hoje estamos aqui comemorando esse grande sonho que se tornou realidade, a banda, e homenageando o mestre que dedicou toda sua vida a música.
Ele tocou, compôs, regeu, criou seguidores e tornou-se uma referência. Chego a pensar que José Carlos Ligiero é para Itaperuna o que Tom Jobim é para o Rio de Janeiro.
Felizmente, num mundo tão conturbado onde os valores morais despencam e as pessoas não conseguem acreditar em mais nada, encontramos aqui uma vida, um exemplo de fidelidade a si mesmo, de quem acreditou nos seus sonhos, investiu na sua vocação e transformou-se nesse tão admirado mestre.
Nada pode ser mais gratificante do que uma vida de realizações!
- Maestro, na partitura da sua vida só consigo ler amor, emoção, entusiasmo, confiança e fé.
E para concluir quero deixar aqui para o meu mestre a grande certeza de que tudo na vida passa… o tempo passa… a banda passa… mas, você Maestro… VOCÊ FICA PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DESSA CIDADE !
Parabéns Maestro, parabéns Claudio Cerqueira Bastos. Parabéns a todos os músicos que nos encantam com tão lindas sonoridades!
PARABÉNS SOCIEDADE MUSICAL ITAPERUNENSE.
Por: Claudete Cerqueira – Ex-aluna de José Carlos Ligiero e filha do Prefeito Claudio Cerqueira Bastos.

Texto  também  disponível  em:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário