segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Esperança

Claudete e José Aguinaldo - Show no SESI - Taba dos Puris/ 2011

Numa dessas frias manhãs de outubro estava eu pedalando  minha bicicleta, exercício quase diário que pratico como lazer, quando me deixei levar por um devaneio interessante que me absorveu inteiramente. Notava carros e bicicletas passando com velocidades controladas, respeitando os sinais e semáforos; nem buzinas nem acelerações exageradas; ciclovias por toda a cidade; ninguém jogava lixo nas ruas e calçadas; a via de contorno da cidade em funcionamento; no aeroporto um moderno avião a jato aguardava passageiros que estavam  bem acomodados numa bela estação de espera; não havia trânsito de microcaminhões destruidores de asfalto; os sons dos carros de propaganda volante estavam impedidos de exercer sua poluição sonora; não via um mendigo e as ruas estavam sem lixo acumulado. Vagas para automóveis sobrando; o valão que corta o início da Avenida Cardoso Moreira fluía normalmente, não havendo um pernilongo ou aquele odor desagradável; as pontes do Claudão concluídas; o Cristo Redentor observava tudo e parecia sorrir por não notar nem uma torre ao seu redor!...
Parei de pedalar e de repente me dei conta de que a realidade era outra...e havia sonhado acordado!...
Então, pus-me a pensar: a hilaridade de hoje deverá se transformar em ESPERANÇA e esta há de se concretizar! Basta que outros prefeitos de Itaperuna se espelhem na tenacidade de ClAUDÃO  exercendo seu trabalho com amor!
Por Dr. José Aguinaldo de Paula
Artigo publicado na informed (Revista da Associação Médica Norte Fluminense- Ano VI – n° 037 Novembro/ Dezembro de 2010
.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sancionada Lei de Anistia dos Bombeiros


A Lei de anistia dos bombeiros militares que participaram de movimentos grevistas por melhorias salariais no Estado do Rio de Janeiro, no mês de junho deste ano, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff. A Lei surgiu de projeto de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e relatoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que apresentou 4 emendas aprimorando a matéria, de forma que pudesse ser rapidamente apreciada pelos senadores e deputados federais. Em apenas 4 meses a Lei foi aprovada nas duas casas do Congresso Nacional.
A anistia, que no projeto original alcançava apenas os bombeiros militares do Rio de Janeiro, foi ampliada para os policiais e bombeiros militares dos Estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Mato Grosso, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Rondônia, de Roraima, de Santa Catarina, de Sergipe e do Tocantins e do Distrito Federal.

.
Foto: http://radioitaperunafm.com/site/2010/05/11/itaperuna-comemora-121-anos-em-grande-estilo/
.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O valor da política na vida de todos nós






É comum ouvirmos dizer: - não suporto política!
Todos os políticos são corruptos! Não acredito em mais nada!
Infelizmente, muitos políticos fornecem motivos de sobra para esse descrédito que beira a uma desilusão.
Mas o que podemos fazer?! Nos perguntamos com uma enorme sensação de impotência.

Sabemos que desonestidade acontece em todos os poderes e em todas as profissões. No nosso dia a dia procuramos fazer essa triagem nos tornando clientes e fregueses de profissionais e estabelecimentos que nos cobram um preço justo por um bom serviço. Sabemos que os espertalhões podem faturar muito, mas têm vida curta, pois ninguém gosta de se sentir lesado.
Aí vem a velha frase: - isso não tem jeito! Será?!

A melhor forma de alcançarmos o fracasso é determiná-lo como fato garantido e sem outras opções. Conformismo e desânimo é uma boa justificativa para permanecermos inertes. Sabemos que tudo que diz respeito à atividade política passou de alguma forma pela nossa permissão ou apreciação. Afinal, os políticos que hoje ocupam seus cargos foram presenteados com nosso voto e, às vezes, com nossa omissão. Poderíamos investir um pouco do nosso tempo acompanhando as ações dos nossos representantes e verificar se eles realmente merecem o cargo que ocupam. Se a população se manifesta e se mobiliza teremos algum resultado. Vimos o povo se manifestar a favor dos bombeiros e o governador teve que repensar sua conduta.

Alguns estados, como São Paulo, por exemplo, expressam sua indignação elegendo pessoas absolutamente despreparadas para tal função e isso foi mostrado no último capítulo de Insensato Coração quando a modelo Natalie Lamour se elege deputada.

É uma forma engraçada de criticar nosso sistema e nossa conduta, mas que nos cobra um alto preço. E essa conta somos nós que pagamos! Não nos esqueçamos disso!

Se na política tem muita palhaçada então nada mais justo do que eleger UM PALHAÇO e dentro desse raciocínio Tiririca faturou alegremente um mandato para deputado federal. Isso é um deboche! Mas o pior de tudo é que um deboche de nós mesmos.

Se nos omitimos deixamos um espaço aberto cada vez maior que poderá vir a ser ocupado por oportunistas. Aí vem a séria constatação que na nossa sociedade atual OS BANDIDOS SE ORGANIZAM E SE UNEM E AS PESSOAS DE BEM SE RECOLHEM, SE TRANCAM EM SUAS CASAS ACHANDO QUE NÃO TÊM NADA A VER COM ISSO.
Já que estamos vivendo um momento de escolha dos futuros candidatos a prefeito e a vereadores, acho de bom tom investigarmos qual a verdadeira motivação que leva uma pessoa a ingressar na carreira política.
Isso pode fazer toda diferença!

Alguns candidatos podem escolher essa carreira por vaidade, para se projetar, se sentir uma pessoa importante e ser permanentemente bajulado por todos! Alguns por necessidade de poder, de se sentir no controle; outros por encontrar aí uma oportunidade de crescimento financeiro ou mesmo a única forma de arranjar um emprego... Porém, a verdadeira e maior motivação deveria ser O DESEJO DE TRABALHAR PELO BEM COMUM ajudando a construir uma sociedade mais humana e mais justa!

Escolher ser um representante da população é, a meu ver, um ato de entrega, de se colocar a serviço permanentemente, sem férias, feriados ou repouso semanal remunerado, pois quando não se está atuando concretamente , se está pensando, elaborando,construindo soluções para os inúmeros problemas da cidade, do estado ou do país.

Por incrível que pareça ainda existe um grande número de pessoas dotadas de bom caráter que anseiam poder trabalhar pela transformação da nossa triste realidade, mas que pareciam incomunicáveis entre si numa ilha deserta sem internet e sem celular, impedidas de formar uma rede social que manifeste opiniões, ofereça críticas e possa também apresentar sugestões.

Estamos vendo acontecer um despertar da sociedade através de um forte movimento DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO. Um número cada vez maior de pessoas vai às ruas gritar, protestar, exigir que o poder público tome iniciativas adequadas de controle e encaminhamento correto dos gastos públicos. Desta vez assistimos o povo e um grupo de políticos sérios empenhados em levar adiante essa bandeira criando espaço para se resgatar a ética na política. Surge então uma nova aliança entre a sociedade civil e os senadores que lançaram a Frente Suprapartidária Contra a Corrupção e a Impunidade.

Acredito que possamos construir uma nova relação, desenvolvendo uma comunicação mais interativa entre os cidadãos e os governantes. Nós precisamos dos governantes, mas eles também precisam de nós. O sucesso deles em suas carreiras depende da capacidade de entender as necessidades da população e transformá-las em leis, atos e obras que beneficiem a todos. Aquela política do voto comprado, do emprego dado, do mais bonito, do mais temido, do mais popular, tudo deveria ser apagado em favor da escolha mais séria e consciente de quem pode bem desempenhar essa função. Assim mudaríamos esse paradigma, pois POLÍTICA quem faz somos todos nós quando temos coragem de reivindicar, criticar, sugerir e analisar com seriedade quem merece nos representar.

Um bom começo seria treinar o nosso olhar para que ele fique tão aguçado que consiga enxergar além do óbvio e radiografar o pré-requisito essencial: o nível de comprometimento que cada candidato tem com o povo. Nesse despertar do comodismo para a consciência e participação renasce a esperança de que consigamos entender o valor da política e o quanto ela pode afetar nossas vidas para o pior e para o melhor. A decisão é nossa!

Claudete Machado Cerqueira
Publicado na Estilo Off/ Outubro 2011
.