quinta-feira, 8 de março de 2012

Coragem de Mulher



Na era da tecnologia e da informação somos bombardeados a todo o momento com fatos importantes e temas instigantes.  A discussão da vez parece ser se o mundo vai ou não acabar. Se isso é uma questão científica ou uma questão de fé, deixo para os especialistas essa incumbência, mas o que parece mesmo estar no cerne da questão é a grande NECESSIDADE DE MUDANÇA pela qual clama a sociedade.
Assistimos pelos veículos de comunicação  a mobilização realizada por grupos que exigem o fim da impunidade e da corrupção e  vemos a participação em massa do povo que quer expressar a sua indignação. Esses movimentos tomam enormes proporções nas maiores cidades do nosso país e se alastram  Brasil  adentro conseguindo aplausos, apoios e adesão da sociedade. Todos  estão cansados  daquele velho modelo repetitivo, sem  respeito e sem criatividade. Um sistema criado para privilegiar uma minoria e desfavorecer a grande maioria. É o poder pelo poder!  Até mesmo nas eleições municipais só ouvimos dizer que: QUEM NÃO TEM GRUPO, NÃO SE ELEGE! O que é isso? O Município, o Estado, o País estão nas mãos de um grupo que coleciona privilégios para si mesmo e seus amigos? Vamos continuar permitindo  que as práticas políticas  caminhem na contramão do bem-comum?

 E vale a pena ressaltar que CORRUPÇÃO e   IMPUNIDADE têm sido alvo de denúncias nos 3 (três) poderes. Às vezes fica difícil saber o que é mais relevante no momento, devido à  grande quantidade de informações e denúncias que se pode processar em um só dia, porém o email de um filho de juiz, sr J. R. Guzo me chamou a atenção. Ele pergunta se queremos ficar apenas reclamando e nos mantendo inertes diante das poucas oportunidades que temos de nos unir pelo bem da sociedade ou apoiar a quem se expõe e luta com firmeza para mudar a triste realidade da corrupção e da impunidade que vigora dentro dos 3 (três)  poderes que nos regem.

Mas mudar, cobrar, acompanhar, conscientizar, tudo isso dá muito trabalho e às vezes  é mais fácil acomodar e ir levando.   É preciso ter coragem pra mudar. E coragem e determinação não são para qualquer um! Mas para surpresa e SORTE NOSSA desponta nesse cenário alguém muito especial, com garras afiadas e  muita disposição para lutar.

É o grande desafio que nossa ministra Dra. ELIANA CALMON está enfrentando. Pela primeira vez na história de nosso país, alguém ousa investigar o Poder judiciário, descobrindo e denunciando todo tipo de irregularidade e corrupção dos mais altos magistrados da mais alta corte do país. Porém, nos alerta Guzo,  quando o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começa a tornar público o resultado de suas investigações das diversas instâncias do judiciário, a mais alta corte, o Supremo, e as associações de juízes, reagem e querem calar e paralisar a ação que representa a mais inteligente iniciativa para extirpar da sociedade, a corrupção, os abusos de poder, a impunidade e a morosidade do judiciário no País.

Conseguiram calar a juíza Dra. Patrícia Acioli que foi assassinada no Rio por policiais que ela investigava e para desmoralizá-la e apagar o seu brilho venderam sua imagem como uma mulher vulgar. Sempre que uma mulher consegue algo grandioso é comum que tentem apagar o seu brilho denegrindo  a sua reputação pessoal. Que lástima! Ainda sofremos com machismo e preconceitos! Quando vamos evoluir?

Agora que surge outra mulher de coragem para lutar que se faça justiça e a democracia reine soberana nesse país, então aparecem muitas tentativas para impedir que ela realize o sonho de uma sociedade que deposita todas as suas esperanças de lei, ordem e justiça no poder judiciário!

Os desembargadores, juízes, defensores, promotores de justiça são extremamente reverenciados por todos nós!  Esperamos que eles nos dêem a confiança e a segurança de que nossos direitos serão mantidos,defendidos e preservados.
Tomar conhecimento da corrupção de um juiz é para sociedade como perder um pai justo e protetor! É uma decepção... uma perda.. uma dor...uma desesperança...um sentimento de orfandade!

Mais uma vez podemos constatar que só mesmo a força e a determinação da mulher podem fazer toda diferença.
A mulher, que tem a sina de dar a vida, conhece  o verdadeiro valor do amor, e não lhe falta coragem nunca quando o assunto é proteger a vida... as muitas vidas de uma sociedade inteira!
 Assim foi  com Dra. Patrícia Acioli e  agora me comovo com Dra. Eliana Calmon, pois ambas mostram conhecer, no mais profundo sentido da existência, o que é CORAGEM DE MULHER!


Claudete Machado Cerqueira

Estilo Off – Março 2012
.

domingo, 4 de março de 2012

Marcelo Crivela - Ministro da Pesca e Aquicultura


    A presidente Dilma Rousseff não conteve a emoção na cerimônia de Marcelo Crivella ( PRB - RJ) como Ministro da Pesca e Aquicultura.
Ao lembrar do ex- vice presidente, José Alencar, cuja morte completará um ano no próximo dia 29, Dilma disse, que o partido PRB, que era presidido por Alencar, deve ter representação nos ministérios.
Crivela homenageou  José Alencar e se referiu a ele como "o eterno presidente de honra do PRB". E que Alencar certamente estaria feliz ao ver " seu PRB assumindo o ministério da Pesca".
 O  novo Ministro, o amigo, Marcelo Crivella (PRB), assumiu o cargo com a promessa de "aprender rápido" sobre o setor pesqueiro no país. Ao reiterar que não sabe "colocar uma minhoca no anzol", Crivela admitiu desconhece o setor. Para justificar sua escolha em um setor que não domina, Crivela se utilizou de um discurso religioso: "...Muitas vezes, Deus não chama os mais qualificados, Ele não escolhe os mais qualificados. Mas sempre qualifica os escolhidos", disse.


Mais detalhes da posse, despedida do Senado e discursos na íntegra:


http://amigosdocrivella.com/
.

sábado, 3 de março de 2012

Sylvia Jane Hodge Crivella receberá medalha Chiquinha Gonzaga.



No dia 8 de março de 2012, Dia internacional da Mulher, estou  entre os convidados  da escritora Sylvia Jane Hodge Crivella, que  será homenageada na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.


Receberá a mais alta comenda concedida a uma mulher no município do Rio de Janeiro, a medalha Chiquinha Gonzaga, das mãos do Vereador João Mendes.


A honraria foi criada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de homenagear personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios.


Parabéns!
.

Sylvia Crivella
“vivendo um dia de cada vez”

Sylvia Jane Hodge Crivella é carioca do Leblon. Cursou Letras na PUC e casou-se com Marcelo Bezerra Crivella em 1980. Tem três filhos e um neto.
Viveu na África como missionária com a família por quase dez anos. No final de 1999 voltou para o Brasil e junto com seu esposo participou da criação do Projeto Nordeste, uma fazenda nos moldes israelenses no sertão da Bahia.

Autora de dois livros:

O DESAFIO DE CRIAR FILHOS e TEMPO DE PAUSA. ambos direcionados ao público feminino.

Sylvia tem a  vocação para trabalhar junto aos excluídos, esquecidos e marginalizados.

.