terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Maria Catharina Pinto - UMA LINDA CANÇÃO DE AMOR! -

                       Maria Catharina Pinto   - 29 /09/22  -  06 /12/2012



.
Meu Destaque vai para... Maria Catharina Pinto



Maria Catharina Pinto é dessas pessoas que não se consegue esquecer!
Sua obra, sua carreira dedicada à música, ao magistério, à família e à devoção a Deus a imortalizaram.
Tive o privilégio de ter sido sua aluna no Curso Normal do Colégio Estadual Marechal Deodoro, hoje, Colégio 10 de Maio, no período de 1970 a 1972.
Naquela época não existia curso de Licenciatura Plena em Educação Musical, mas mesmo assim ela conseguia ser uma educadora musical sem igual!
Sua intuição e criatividade a levaram a construir sua própria metodologia de trabalho. Pude me certificar dessa minha suposição, após concluir duas graduações e uma pós-graduação em música. O conteúdo transformado em grade curricular de curso superior, dona Catharina sabiamente já exercia em sala de aula nos orientando para o exercício de nossas profissões.
É uma compositora, pianista, cantora, regente de coral, professora e um ser humano ímpar em exercer os dons que Deus lhe deu.
Ela foi escolhida por unanimidade para ser a Paraninfa das cinco turmas de normalistas que se formavam em 1972. Aceitou o convite, emocionada, e com carinho de mãe que ama seus filhos, nos ajudou na organização dos eventos. Preparou as cerimônias religiosas e solenes com toda beleza e delicadeza que trazia dentro de si! Decorou com lindas flores e belas palavras o culto na Igreja Batista, a Missa na Matriz São José do Avaí e a solenidade da colação de grau no majestoso Cine Santa Luzia.
Nossa festa foi um sucesso!!!
Até hoje temos fotos dessa época feliz e ótimas lembranças da nossa mestra que nos deixou o legado do amor e do valor da música na educação.
Ontem, hoje e sempre, Dona Catharina se manterá uma presença viva na história de Itaperuna, pois é de sua autoria o hino que enaltece nossa cidade e faz a abertura de muitas solenidades do nosso município.
Minha cidade querida é um hino de amor que alegra e contagia a todos que o escutam, assim como nossa mestra, DONA CATHARINA, é para todos nós UMA LINDA CANÇÃO DE AMOR!

Por Claudete Machado Cerqueira.
Artigo publicado na Revista Unicidades /2010

Maria Catharina Pinto
29 de setembro de 1922 – o6 de dezembro de 2012

"O que é belo não morre: transforma-se em outra beleza."
( Balley Ardrich )

Maria Catharina Pinto nasceu em Pirapetinga na Fazenda do Bonito em 29 de Setembro de 1922. Morou no Valão e em Campos, onde cursou o ginasial. Casou-se com Dario Boechat Pinto em 27 de Maio de 1941 e mudou-se para Itaperuna em 1944. Compositora, Escritora e Autora de Peças Teatrais assinou inúmeras poesias, letras e músicas de hinos, quase todos voltados para as Escolas Estaduais e Instituições de Ensino, entre eles o Hino da Cidade de Itaperuna e de São José do Calçado, além de músicas líricas e hinos evangélicos.

Hino de Itaperuna - siga o link:
http://outrarevista.blogspot.com/2009/05/hino-de-itaperuna.html

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."
( Amado Nervo )

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário