segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Construindo um Melhor Viver


Construindo um melhor viver

Um grande número de pessoas se queixa de não encontrar um tempo especial para si mesmas e acabar se deixando absorver pelas muitas solicitações do dia a dia. A vida, nosso bem precioso, que deveria ser conduzida de forma agradável e em função de boas escolhas, muitas vezes vai sendo levada  no piloto automático. Assim vamos nos distanciando cada vez mais de nós mesmos e gradativamente  perdendo aquela ligação com o nosso interior que consequentemente dará espaço para um desgaste que pode vir a se transformar numa doença: o stress. Esse vilão dos tempos modernos que bate diariamente a nossa porta, agora já não escolhe idade! Até mesmo crianças têm sofrido desse mal, sendo diagnosticadas com problemas gástricos,tendo como um dos fatores desencadeantes  o grande número de atividades que realizam e a cobrança exagerada por resultados de destaque que as deixam tensas e competitivas, privando-as de boa parte do sabor lúdico, prazeroso e espontâneo da infância.

Já  os  jovens vêm sofrendo com a violência no ambiente escolar (bulling), posteriormente com o terror do vestibular, depois a tensão e expectativa do primeiro emprego, relacionamentos amorosos cada vez mais complexos numa sociedade que trocou o dividir pelo somar. Mais adiante chegam os filhos, os problemas financeiros, a pressão sufocante no ambiente de trabalho (síndrome de burnout),  o medo de assalto,  os pais idosos,  as doenças degenerativas,  as perdas diversas,  o luto e uma lista diária de situações que precisamos ter forças para enfrentar no decorrer de nossas vidas. Podemos então concluir que diante da multiplicidade de situações a que estamos submetidos, precisamos mesmo  nos cuidar para manter a saúde, o equilíbrio emocional e ir passo a passo providenciando as soluções.
Como fazer para perceber o nível de stress?
Como evitá-lo?
Como lidar com ele e descobrir formas de combatê-lo?

A primeira etapa é a de conscientização. Só podemos lutar contra o inimigo se conseguirmos saber quem ele é.
Às vezes os amigos e familiares mostram sua preocupação conosco e deveríamos então tentar nos observar melhor para darmos conta do que está acontecendo. A partir do momento que notarmos que algo em nós mudou e está nos estagnando, nos entristecendo ou nos prejudicando de alguma forma, poderemos pensar em buscar as soluções, mas é fundamental que a atitude de querer se ajudar esteja em primeiro lugar. Ainda hoje nos deparamos com pessoas que receiam buscar terapia e serem taxadas de doentes ou anormais. Mas essas mesmas pessoas não apresentam nenhuma preocupação em procurar o oftalmologista quando sua visão piora e nem pestanejam ao procurar um cardiologista, um ginecologista, pois acreditam que eles têm o  saber e a forma certa de ajudá-las. Terapeutas também  possuem um saber, que se  bem conduzido, vai ajudar a cada pessoa  a se descobrir, se entender melhor e criar condições de superar dificuldades emocionais e alcançar o crescimento desejado.

Certamente podemos encontrar uma grande variedade de atividades que são grandes aliadas nessa luta. Encontramos  disponíveis desde tratamentos especializados, tais como: psicoterapia, arteterapia, musicoterapia, psicanálise, acupultura,como também atividades que trazem efeitos terapêuticos  como praticar yoga, dança, fazer alongamentos, se submeter a massagens, cantar num coral,  ou no chuveiro, tocar um instrumento, caminhar, correr, cavalgar, desenhar, pintar, esculpir,  representar, praticar seu esporte preferido e até mesmo contemplar  a natureza. Cultivar boas amizades fazendo com que os amigos saibam o quanto eles são importantes para você, é uma atitude saudável. Também ajuda bastante procurar achar graça na vida e rir muito! E é sempre uma boa recomendação frequentar lugares  agradáveis e encontrar com pessoas bem-humoradas.

Mas traçar um plano de trabalho de combate ao stress, ou a  outra dificuldade que possa ocorrer, é algo que vai depender muito da história pessoal de cada um, levando em conta suas necessidades, seus gostos e afinidades.
Porém além do stress, encontramos muitas pessoas com depressão, angustia, ansiedade, fobias, dificuldades de aprendizagem, medo de falar em público e muitas síndromes novas que vêm sendo diagnosticadas. Todos esses males podem trazer grande sofrimento, principalmente se a pessoa se sentir sozinha e impotente para buscar uma saída e se trancar em seu próprio silêncio e isolamento.
Seja qual for a situação é bom estarmos focados na solução e lembrar que o primeiro e mais importante passo  dessa caminhada é ter coragem  de pedir e a grandeza de aceitar ajuda para que se inicie então a construção de um melhor viver.

Se você se interessa por temas como esses e quer refletir sobre as muitas formas de investir no seu crescimento pessoal e profissional e também anseia  em poder colaborar com o desenvolvimento social, esteja conosco às quartas-feiras às quatro da tarde na Light FM no programa Claudete com Você - Construindo um Melhor Viver.

Desejo que o Natal seja celebrado com muita paz e entendimento familiar e que o ano de 2012 possa trazer a certeza de que sempre é tempo de descobrir  e desenvolver o potencial que existe em você.

Claudete Machado Cerqueira
Artigo publicado na Revista Estilo Off - dezembro 2011.
.

2 comentários:

  1. Obrigada pelos bons momentos vividos conosco este ano! Obrigada por remeter-me seu artigo, sempre muito bem desenvolvido e substancial. Um Feliz natal e um ano novo de Muia Saúde e Paz!


    Sônia Fragale

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por enviar artigo tão interessante!

    Professor Victor

    ResponderExcluir